9 de novembro de 2012

2012/2013 - Liga Europa: Académica 2 - At. Madrid 0: Briosa histórica


nº espectadores: 4 652
nota ao árbitro: Lee Probert: 3
melhor do At. Madrid: Tiago
melhor da Briosa: Wilson Eduardo
notas e melhores: Rádio Regional do Centro by Francisco Andrade


Era a própria UEFA que o escrevia: "a Académica enfrenta o mais duro teste no futebol europeu, ao tentar quebrar a invencibilidade de 16 jogos do Atlético de Madrid". Pois bem, aí está a resposta. A Briosa venceu os colchoneros por 2-0 em jogo que contou para a 4ª jornada do Grupo B da Liga Europa e conquistou a primeira vitória na competição.

Wilson Eduardo acabou por ser a grande figura do jogo ao apontar os dois golos da Académica mas o mérito do colectivo foi mais do que evidente. Os "estudantes" foram superiores em todos os aspectos do jogo e este é um triunfo justíssimo dos comandados de Pedro Emanuel.

A Académica marcou um golo em cada parte e o Atlético de Madrid, actual detentor da Liga Europa e da Supertaça Europeia, rendeu-se à evidência: a Briosa foi melhor. Nota final mas com enorme destaque para a Mancha Negra que deu um colorido magnífico ao Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra com uma coreografia que deixou todos os que assistiram ao jogo de boca aberta.

Com este triunfo, os "estudantes" somam 4 pontos no Grupo B da Liga Europa e na próxima ronda recebem o Viktoria Plzen.


in Académica-oaf.pt


Crónica Maisfutebol 

Pensavam que era impossível? O Atl. Madrid não perdia há mais de um ano na Europa, mas teve de se inclinar em Coimbra

Era impossível? O Atlético de Madrid não perdia há 16 jogos para as provas da UEFA, só tem uma derrota esta época, está no segundo lugar da Liga espanhola, é o detentor da Liga Europa e conquistou a última Supertaça Europeia? Esqueçam tudo isto.

Esta quinta-feira fez-se história em Coimbra. A Académica de Pedro Emanuel está, decididamente, talhada para os grandes momentos. Fez o impensável: derrotou o poderoso colosso europeu e com uma tranquilidade... impressionante.

A senhora Briosa está de volta às grandes noites europeias, 43 anos depois da última vitória internacional e, acreditem, mantém em aberto todas as possibilidades de agarrar o segundo lugar do grupo e passar à próxima fase.

Quem diria?

Atlético abusou das experiências

Uma olhadela rápida pela constituição das equipas deixou claro que enquanto os portugueses iriam levar este jogo muito a sério, apostando nos melhores do momento, já os espanhóis mantiveram o hábito de gerir o plantel na prova. Mas, desta vez, se calhar, Simeone foi demasiado longe.

Sílvio e Tiago eram esperados no onze, mas, o resto, eram nomes muito pouco conhecidos, jovens da chamada «cantera», que teriam em Coimbra a oportunidade de ganhar um lugar entre os mais crescidos.

Talvez por isso, ou por alguma descompressão natural de quem está perto do objetivo (um ponto bastaria ao Atlético para obter já a qualificação), os «colchoneros» abordaram o jogo em lume-brando.

Aceitaram o convite a ter bola e foram-na guardando, mas com muito pouca intensidade, ou intencionalidade, nas suas ações. A Académica, claro, sentia-se confortável perante este cenário e aproveitou para contra-atacar.

Nem sempre o fez com a lucidez necessária, o perigo criado era relativo, mas ao menos ia tentando colocar o colosso espanhol em sentido. Cleyton experimentou um pontapé de ressaca, Cissé escorregou quando tinha o golo à mercê, e, logo a seguir, Wilson abriu mesmo o marcador.

Explosão de alegria na bancada e a prova de que, afinal, o Atlético de Madrid também podia ir ao tapete. Os espanhóis tentaram reagir, mas saiu-lhe mais do mesmo: muita confusão de ideias, pouca velocidade, quase um mar de rosas para a defesa da Briosa.

Tudo se alterou com o raspanete que Simeone terá, por certo, aplicado nos seus jovens pupilos ao intervalo. Ricardo teve de mostrar serviço em dois lances consecutivos, face à avalanche de futebol de ataque dos madrilenos, sobretudo pelo ar.

A Académica, todavia, soube suportar a reação natural dos espanhóis e, como já vai sendo hábito, mostrou muito mais futebol na segunda parte. Ligou melhor o jogo, afinou a contra-ofensiva e, graças à clarividência de Cleyton, que descobriu Cissé na área, obrigando Pulido a fazer penalty, a chegou ao 2-0. Começava a cheirar a três pontos para os de Pedro Emanuel.

Ato contínuo, os cerca de 30 adeptos «colchoneros» presentes na bancada recolheram a trouxa e foram embora, com esta para contar aos netos... Como foi possível? Acreditem, aconteceu mesmo.


Destaques


A figura: Wilson Eduardo

Grande noite do jovem internacional português. Selou a vitória histórica da Académica com dois golos, o primeiro de pé esquerdo, numa boa execução, antecipando-se a Sílvio. Mais tarde, não tremeu da marca dos 11 metros e deu início ao delírio estudantil.

Positivo: Mancha Negra

A assistência esteve longe de impressionar (cerca de 5000 espetadores), mas havia vários atenuantes, desde o tempo, à hora do jogo, a meio da semana. Ainda assim, fiel como sempre, a Mancha Negra disse presente com todas as letras e impressionou com uma coreografia a apelar ao mais profundo patriotismo, evocando a Batalha de Atoleiros, e os seus heróis. E o hino gritado a plenos pulmões? Empolgante.

Negativo: Sílvio

Não se pode dizer que tenha estado especialmente mal no jogo, mas acabou por ficar ligado ao golo de Wilson Eduardo, ao deixar-se antecipar pelo avançado da Académica. A hesitação saiu-lhe cara e as mãos no rosto na sequência da jogada ilustraram bem a noção que teve da abordagem infeliz do lance.

Outros destaques:

Cleyton

Jogo em crescendo do pequeno criativo brasileiro, que ligou o turbo na segunda parte e, depois de ameaçar, esteve na génese do segundo golo da Académica. O passe que colocou Cissé na cara de Asenjo foi tão bem calibrado que Pulido não teve alternativa senão derrubar o africano.

Makelele

Não sabe jogar mal, mas é nestes jogos de grande intensidade que dá jeito ter um jogador com a sua disponibilidade e classe. Sempre em altas rotações, o brasileiro foi um gigante no meio-campo, esclarecido, objetivo, e com um enorme pulmão.

João Real

Mais um jogador da Académica que fez um jogão. Impressionante concentração e capacidade de secar todo e qualquer sinal de perigo dentro da sua área de atuação. Cortes cheios de arreguenho, pelo chão, pelo ar, e o que mais houvesse.


Opiniões


Pedro Emanuel, treinador da Académica, no final da primeira vitória na Liga Europa desta época, frente ao Atlético de Madrid, esta quinta-feira, em Coimbra:

«Um jogo perfeito da Académica? Claramente. Sabíamos que só mesmo interpretando fielmente a estratégia para este jogo poderíamos pensar na vitória e isso foi diferenciador. Os jogadores foram fantásticos na dedicação ao jogo, vinham de uma situação desgastante mentalmente: a derrota com o Estoril teve um impacto muito forte e hoje estar aqui com esta disponibilidade mental é de louvar. Parabéns a este grupo de trabalho, que teve um grande caráter, grande humildade, grande espírito de sacrifício e, acima de tudo, grande personalidade.

A qualificação? Isso para nós é secundário, naturalmente que temos ambição e enquanto matematicamente for possível, vamos lutar até ao final, mas o mais importante foi a demonstração de força que tivemos hoje, numa prova de qualidade e espírito coletivo muito forte. Respeitando o detentor do troféu, conseguimos ser superiores em grande parte dos aspetos do jogo.

A minha única mágoa foi ver tão poucos conimbricenses para na bancada. Parabéns aos que vieram, mas gostava que, nos próximos jogos, viesse mais gente, porque a equipa também vibra com isso.

[Vem ai o jogo com o F.C. Porto...] Por agora, vamos saborear esta vitória. Amanhã, também é lógico que os jogadores tenham esse momento de glória porque o merecem. Portanto, só no sábado iremos concentrar-nos no primeiro classificado, que temos de visitar.»




Diego Simeone:  «A Académica mereceu vencer»
Por Sapo Desporto

«Não jogámos o futebol que queríamos ter jogado. Não fomos constantes na estabilidade de jogo e a Académica fez um bom jogo, aproveitando as ocasiões que teve. Mereceu vencer», afirmou o técnico argentino dos "colchoneros" na conferência de imprensa após a derrota em Coimbra.

Wilson Eduardo marcou os dois golos da vitória dos Estudantes sobre o Atlético de Madrid, detentor do título de campeão da Liga Europa.


Makelele, médio da Académica, exultante após a vitória memorável sobre o Atlético de Madrid, esta quinta-feira, em Coimbra, para a Liga Europa: 

«Hoje entrámos para a história, ao ganhar a uma equipa como esta que não perdia há tanto tempo na Europa¿ Agora temos de comemorar, mas sabendo que, no domingo, temos outro jogo difícil. O segredo? A mentalidade do jogo de Madrid e deste aqui. Entrámos mais determinados. Se podemos ganhar agora no Dragão? Temos que sonhar, nada é impossível. O adepto não desiste nunca e nós também, quem sabe se não trazemos um bom resultado de lá?»

Ricardo, guarda-redes da Académica, após a vitória memorável sobre o Atlético de Madrid, esta quinta-feira, em Coimbra, para a Liga Europa: 

«Se não acreditássemos, quem acreditaria? Sabíamos do nosso valor e de que isto era uma competição diferente. Depois da derrota com o Estoril, não tínhamos alternativa, só podíamos entrar para ganhar, até porque seria decisivo para o apuramento. Entrámos bem, a equipa soltou-se mais do que em Madrid e deu uma grande resposta. Um dos jogos com menos trabalho para mim? Talvez, mas isso tem a ver com ajuda dos meus colegas, que foram fantásticos quer a atacar, quer a defender.»



Wilson Eduardo, autor dos dois golos da Académica na vitória sobre o At. Madrid para a Liga Europa:

«A Académica já provou que nunca entra com pensamento de perder, seja com que equipa for. Temos demonstrado não temer qualquer adversário. Ficou aqui demonstrado hoje. Já sabíamos que íamos defrontar o atual detentor deste título, que há um ano não tinha derrotas na Europa, mas este jogadores da Académica têm grande união e ambição de procurar sempre mais. O resultado é satisfatório para todo nós.

«Temos de dar seguimento a isto. A qualificação está complicada, mas vamos lutar até ao fim e no final logo se faz contas.»

(Sobre os golos) «Trabalho todos os dias para o fazer, hoje consegui dois, espero dar seguimento para ajudar a equipa.»

(Segue-se o jogo com o FC Porto) «Não entrámos a pensar no F.C. Porto, porque sabíamos que se assim fosse seria muito complicado, agora depois destes 90 minutos de grande espírito de sacrifício e união do grupo, vamos pensar no Porto e trabalhar neste dois próximos dias na melhor maneira de sair do Dragão com pontos. Esta equipa não teme qualquer adversário e vamos ao Dragão com motivação extra.»

Cleyton, médio da Académica, após a vitória memorável sobre o Atlético de Madrid, esta quinta-feira, em Coimbra, para a Liga Europa: 

«Sabíamos da nossa força e confiança, é uma grande vitória. A qualificação está difícil, mas enquanto houver hipótese, vamos lutar para isso. Estou a passar um momento bom, os companheiros têm ajudado bastante, assim como a equipa técnica, todos me passam confiança. O futuro? Penso só na Académica e em fazer o meu trabalho. Agora, no Dragão, vai ser difícil, mas vamos para conseguir pontos, com humildade, e respeitando o campeão, mas vamos entrar para vencer como em todos os jogos.»

Tiago, jogador do At. Madrid, depois da derrota em Coimbra frente à Académica, para a Liga Europa

«Eles estiveram bem, fechados lá atrás, e tiveram a sorte de fazer um golo na primeira oportunidade, o que nos complicou muito a partida. Entrámos fortes na segunda parte, tentámos virar o jogo, mas se já estava difícil, com o segundo golo, então, ficou impossível. Falta de intensidade? Talvez um pouco no primeiro tempo. Não entrámos muito fortes e acabámos por pagar por isso. Sofremos um golo num cruzamento, que é inadmissível numa equipa grande. Duas derrotas, aceita-se bem, estamos acostumados a ganhar, mas não nos custa perder, no domingo temos já oportunidade de retificar.»

«A Académica tem possibilidades de passar, mas é difícil porque já há duas equipas com nove pontos. Se ganharem os seus jogos restantes nós podemos dar um ajuda e ir ganhar em Plzen [risos]. Sem dúvida que vamos à República Checa para ganhar.»

«O Benfica cumpriu, mas, infelizmente, o Celtic complicou as coisas ao ganhar ao Barcelona, que ainda não tinha perdido pontos esta época. Está difícil, mas eles estão aí. O Braga esteve duas vezes perto de conseguir bater o Manchester. A Liga dos Campeões é isto, são jogos difíceis, mas ambas as equipas estão na luta, e isso é importante.»

José Eduardo Simões:

José Eduardo Simões, presidente da Académica, não disfarçou o desencanto pela fraca assistência nas bancadas no Estádio Cidade de Coimbra no jogo da Liga Europa com o Atl. Madrid, que os estudantes venceram por 2-0.

«É uma desilusão tão forte que me questiono se vale a pena continuar com este esforço. Pergunto-me se vale a pena continuar a ter futebol de alta competição em Coimbra», expressou.

O encontro com a equipa espanhola, detentora da Liga Europa e da Supertaça Europeia, levou 4.652 espectadores ao Estádio Cidade de Coimbra.


Minuto a minuto 


90' CARTÃO AMARELO para Makelele (Académica )
90' Sempre no sítio certo! Grande corte de Flávio Ferreira
90' PEDRO MARTÍN POR CIMA! Cabeceamento perigoso do colchonero
90' Quatro minutos de descontos em Coimbra
80' Ricardo segura com tranquilidade um centro da esquerda! A Académica controla a vantagem
79' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Keita entra Bruno China
71' SUBSTITUIÇÃO At. Madrid . Sai Tiago entra Kader
70' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 2-0 por Wilson Eduardo (GP). Bem marcado! Vantagem de dois golos para a Briosa
69' CARTÃO AMARELO para Pulido (At. Madrid )
69' PENALTY ASSINALADO contra At. Madrid, falta clara de Pulido sobre Cissé
65' QUE PERIGO! O pontapé de Raul Garcia sai rente ao poste direito de Ricardo
62' Números oficiais: 4652 espetadores em Coimbra
61' Cruzamento de Adrián Lopez na esquerda e desvio defeituoso de Pedro Martín
58' EMRE ATIRA AO LADO! Remate à entrada da área, rasteiro e perigoso
58' CARTÃO AMARELO para Cleyton (Académica )
56' SUBSTITUIÇÃO At. Madrid . Sai Mario Suárez entra Emre Belozoglu
54' CARTÃO AMARELO para Raúl Garcia (At. Madrid )
52' Insiste o Atlético! Cruzamento de Filipe Luís, mas Adrián estava em fora-de-jogo!
50' Mário Suarez por cima!! Ricardo afasta a punhos um canto de Koke e o lance acaba por não dar em nada
48' Bom corte de João Real na área da Académica! Saúl criava perigo
46' SUBSTITUIÇÃO At. Madrid . Sai Saúl entra Pedro Martín
46' INÍCIO DA SEGUNDA PARTE
45' FINAL DO JOGO! Académica - 2 At. Madrid - 0
45' INTERVALO, 1-0. Wilson Eduardo garantiu a vantagem da Académica, que vai valendo. A ver se é para manter na segunda parte.
44' Dois minutos de descontos em Coimbra
43' Remate de Cleyton de fora da área, para defesa de Asenjo
42' CARTÃO AMARELO para Nivaldo (Académica )
39' Koke bate um livre para a área, mas Mario Suárez não chega de cabeça!
36' Que confusão na área da Académica num canto! Passa o perigo!
28' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! ACADÉMICA ! 1-0 por Wilson Eduardo
27' Que pena! Era uma boa jogada de contra-ataque da Académica depois de vários minutos de posse de bola dos espanhóis, mas Cissé escorregou!
23' Livre de Wilson, Asenjo sacode para a entrada da área, onde Cleyton aparece a encher o pé, mas muito torto!
22' Mario Suárez está fora do relvado a ser assistido.
15' QUE PERIGO! Nivaldo perde a bola, mas João Real consegue opor-se ao remate de Raul Garcia! Canto.
12' CARTÃO AMARELO para Wilson Eduardo (Académica )
11' Livre para a Académica para bombear para a área!
8' Saul centra e Raul Garcia quase chega e fica a pedir falta!
4' Muito equilíbrio, para já, com a Académica incapaz de ligar o jogo.
3' A Mancha canta o Hino plena de fervor!
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Académica e At. Madrid
0' Bom ambiente no estádio apesar do pouco público!
0' Uma curiosidade: Bruno China e Mario Suárez foram colegas no Maiorca em 2009/10. NGal (Villarreal), John Ogu (Almeria) e Edinho (Málaga) também já jogaram em Espanha.
0' A Académica, curiosamente, também vem de uma derrota (2-0), em casa, diante do Estoril, e ocupa atualmente o décimo lugar do nosso campeonato.
0' O Atl. Madrid está no segundo lugar na Liga Espanhola, a apenas três pontos do líder Barcelona, depois de ter sofrido a primeira derrota a época em Valência, no passado fim-de-semana.
0' Além disso, o Atlético venceu a última Liga Europa, de resto ganhou duas das últimas três edições, conquistou a última Supertaça europeia, e está há, nada mais, nada menos, do que invicta nas provas da UEFA há 16 jogos consecutivos!
0' Só para dar uma noção da dimensão do adversário da Briosa esta noite, basta dizer isto: trata-se da segunda melhor equipa da última época, logo a seguir ao Barcelona, segundo a Federação Internacional de História e Estatística!
0' Em suma, os madrilistas só precisam de somar um ponto esta noite para conseguirem desde já a qualificação para a próxima fase.
0' Os espanhóis são, naturalmente, os primeiros classificados destacados do Grupo B, com nove pontos, correspondentes a três vitórias, enquanto os estudantes ocupam o último lugar, com um ponto, resultante do empate, em casa, com o Hapoel Telavive.
0' As bancadas têm um aspeto desolador, já agora...
0' Ouvem-se os primeiros gritos de incentivo dos adeptos do Atlético, à entrada da equipa para o aquecimento. Serão cerca de 30 espanhóis...
0' Na Académica, confirma-se que Pedro Emanuel só coloca 17 jogadores na ficha de jogo, uma vez que o 18º jogador era o terceiro guarda-redes Fábio Santos. Já no Atlético, destaque, naturalmente, para as presenças de Sílvio e Tiago.
0' ATL. MADRID: Asenjo; Sílvio, Cata Diaz, Pulido e Filipe Luís; Tiago e Mario Suárez; Raúl Garcia, Saúl Ñiguez e Koke; Adrián Lopez.

SUPLENTES: Courtois, Javi Manquillo, Cisma, Kader, Emre, NDoye e Pedro Martín.
0' ACADÉMICA: Ricardo; João Dia, Flávio Ferreira, João Real e Nivaldo; Keita; Makelele e Cleyton; Marinho, Cissé e Wilson Eduardo.

SUPLENTES: Peiser, Reiner Ferreira, Bruno China, Ogu, Afonso e Edinho.
0' A UEFA já divulgou os onzes de cada lado. Vamos conhecê-los!
0' Boa tarde! A Académica recebe esta quinta-feira o poderoso Atlético de Madrid, na quarta jornada do Grupo B, da Liga Europa, jogo para acompanhar, ao minuto, aqui, no Maisfutebol. Fique ligado!



Liga Europa - Grupo B


Dois golos na primeira e a expulsão de Djemba-Djemba aos 41 minutos facilitaram a vida ao Viktoria Plzen, esta quinta-feira.

Os checos golearam o Hapoel por 4-0 e têm nove pontos, os mesmos do Atlético Madrid. A Académica segue com quatro e os israelitas (um) estão já sem hipóteses de chegar à próxima ronda.

O Hapoel até teve por Salim Toama a primeira oportunidade de golo, mas a reação do Viktoria foi fortíssima. Aos 23 minutos, Radim Reznik cruzou da direita e Daniel Kolar inaugurou o marcador.

Perto do intervalo, um livre do ex-leão Pavel Horvath encontrou a cabeça de David Stipek: 2-0. Mais dois no segundo tempo. Primeiro novamente por Kolar, aos 76 minutos, após mais um passe de Horvath, e depois num cabeceamento de Bakos.

Constituição das equipas:

VIKTORIA: Kozacik; Reznik, Prochazka, Cizovsky e Limbersky; Darda e Horvath (Zeman,80); Stipek (Hora, 67), Kolar e Duris; Bakos (Malakyan, 85).

HAPOEL: Apoula; Pantsil, Shushan, Petkovic e Antebi (Badier, 46); Djemba-Djemba e Gordana (Mare,74); Cohen (Maman, 61), Toama e Danin; Tamuz.

Golos: Kolar (23, 76), Stipek (39) e Bakos (84)

textos: maisfutebol
imagens: maisfutebol, facebook anegra

Sem comentários:

Enviar um comentário