7 de dezembro de 2012

2012/2013 - Liga Europa: Hapoel 2 - Académica 0


Crónica AAC-OAF: A Académica perdeu esta quinta-feira com o Hapoel Tel-Aviv por 2-0 em jogo que contou para a 6ª jornada da Fase de Grupos da Liga Europa. A Briosa dispôs de várias oportunidades para inaugurar a contagem mas a verdade é que os israelitas marcaram dois tentos na etapa complementar e chegaram ao triunfo.

Por várias vezes a Académica esteve perto de chegar ao golo mas quem não marca... acaba por sofrer. Foi precisamente isso que aconteceu à Briosa em Israel.

Os "estudantes" concentram-se agora nas provas internas, a começar já pelo SC Braga, em jogo que está agendado para esta segunda-feira, às 18:15.

Sempre Juntos. Sempre Presentes.

Crónica

MF: Despedida amarga, a saber a injustiça. Derrota da Académica em Israel, no último jogo de uma campanha que assinalou o regresso da Briosa à UEFA, 43 anos após a última presença. No adeus, a boa imagem e as intenções admiráveis não foram suficientes. O Hapoel venceu pela primeira vez, 2-0.

Num jogo sensaborão, nivelado por baixo, os homens de Pedro Emanuel foram quase sempre superiores e estarão ainda a pensar como regressam de Telavive com os bolsos vazios.

Além da tremenda incapacidade na finalização, os estudantes podem ainda lamentar um erro grave da arbitragem, pois o primeiro golo da partida foi alcançado em posição irregular.

Esse golo, surgido aos 57 minutos e anotado por Mare, é aliás um oásis no futebol paupérrimo dos israelitas. Foi esta equipa, certamente uma das mais fracas na Liga Europa, que fez quatro pontos contra os estudantes.

O segundo golo apareceu aos 80 e já numa altura em que a Académica arriscava tudo. Maman marcou de cabeça, após um cruzamento na esquerda e um toque atrasado, já na área da Académica.

A Académica tem ideias interessantes, jogadores com alguma qualidade, mas também várias limitações. Nomeadamente no meio-campo.

Enquanto na frente a velocidade de Marinho e Wilson Eduardo foram colocando em sentido as tropas israelitas, no setor intermediário pareceu sempre faltar mais qualidade na posse de bola e na capacidade de chegar à área contrária.

Uma vez lá chegado, o problema de sempre. A pontaria andou desafinada por completo. No primeiro tempo há a registar um pontapé forte de Edinho, de fora da área, e outro de Marinho. Ambos ao lado

O início da segunda parte coincidiu com o melhor período da Académia. Marinho falhou escandalosamente o golo aos 50 minutos, isolado por Edinho, e Wilson Eduardo emendou de primeira e ao lado um excelente passe de João Dias.

Adivinhava-se o golo português e ele surgiu na baliza menos previsível. A perder, lá está, a Académica arriscou e acabou por se desunir. Expôs-se em demasia, deu o espaço que o Hapoel antes nunca tivera e sofreu mais do que se julgaria, apesar de ser uma equipa superior.

Coimbra é uma lição, mas isso só por si não chega para este nível. A Académica precisa de aulas de compensação, de presenças regulares nas provas da UEFA para aspirar a mais. Ainda assim, os cinco pontos deram para segurar o terceiro lugar no Grupo B. Sabe a pouco.


Opiniões

Abola: Pedro Emanuel orgulhoso pelo percurso na Liga Europa
A derrota por 0-2 em Telavive não impediu Pedro Emanuel de congratular-se pela campanha da Académica na Liga Europa.

«Sinto-me orgulhoso pelo que os meus jogadores fizeram. Fomos superiores em tudo neste jogo. Alguém disse há pouco tempo que a sorte dá muito trabalho [n.d.r. aludindo a Vítor Pereira, treinador do FC Porto, em resposta a Jorge Jesus]. Sinto que trabalhar, trabalhámos mas não fomos eficazes na hora de finalizar. A realidade do futebol é mesmo esta: quem não mata, morre. Nós rematámos mais, eles marcaram», lamentou.


in Record: Pedro Emanuel: «Remataram 4 vezes e marcaram 2 golos»
TÉCNICO LAMENTA INEFICÁCIA DA EQUIPA EM ISRAEL

No final do último jogo europeu da Briosa, no Grupo B da Liga Europa, Pedro Emanuel lamentou as oportunidades falhadas e a derrota por 2-0 em Telavive.

"Jogámos aqui com respeito pelo adversário, mas quem não mata, morre. E essa é a realidade do futebol. Tirando a eficácia, acho que gostei de tudo, estivemos organizados, sofremos quando tivémos de sofrer e criámos várias situações de golo. Eles remataram quatro vezes à nossa baliza e marcaram dois golos. Se continuarmos a criar oportunidades, os golos vão surgir. Não saio defraudado, mas sim orgulhoso”.



Record: Marinho: «Um resultado injusto»
ERA DOS MAIS DESALENTADOS NO FINAL DO JOGO

Com um desalento gigante, Marinho falou da derrota em Israel. A eliminação da próxima fase de grupos da Liga Europa já era uma realidade antes do jogo, mas o avançado da Briosa queria ajudar a equipa a terminar a competição com uma vitória. “Acabou por ser um resultado injusto para nós, pelo que fizemos durante o jogo. Podíamos ter conquistado a vantagem antes de eles terem marcado. Ainda por cima, o 1-0 é um lance confuso e sabíamos que eles nos podiam surpreender dessa forma... Depois do golo, eles ganharam confiança e tudo ficou mais difícil para nós...”, contou o n.º 7 da Briosa na zona mista do Bloomfield.

Para o futuro a curto prazo, Marinho mostrou poucas palavras: “Falta de eficácia? O que há a dizer? Temos de continuar a trabalhar esse aspeto durante a semana e tentar já no próximo jogo mostrar melhorias...”


Minuto a minuto 
MF:

90' FINAL DO JOGO! Hapoel Tel Aviv - 2 Académica - 0
90' Três minutos de descontos
86' SUBSTITUIÇÃO Hapoel Tel Aviv . Sai Toama entra Lax
82' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Marinho entra Afonso
81' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! HAPOEL TEL AVIV ! 2-0 por Hanan Maman. Centro da esquerda, toque de cabeça e finalização de Maman, também de cabeça
80' PEISER EVITA O 2-0! Ben Haim completamente sozinho permite a intervenção de Peiser
76' Livre de Edinho a passar perto da barra!
74' JOÃO DIAS SALVA A ACADÉMICA! O lateral substitui Peiser e rouba o golo a Maman
73' WILSON EDUARDO PERTO DO GOLO! Edinho toca para trás e o extremo remata com perigo
71' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai John Ogu entra Makelele
71' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Nivaldo entra Salim Cissé
70' Cruzamento de Marinho na direita e Apoula agarra a bola no ar!
69' CLEYTON AO LADO! Pontapé à entrada da área
69' SUBSTITUIÇÃO Hapoel Tel Aviv . Sai Vermouth entra Hanan Maman
68' Fase complicada. A Académica está a afunilar muito o jogo
65' VERMOUTH TENTA O CHAPÉU! Seria um belo golo do Hapoel, mas a bola sai por cima
64' CARTÃO AMARELO para Khutaba (Hapoel Tel Aviv ) por tentar perder tempo
63' Nivaldo chega bem à linha de fundo, mas cruza mal. Insiste a Académica
58' Mais um remate forte de Marinho! A Académica não desiste
57' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! HAPOEL TEL AVIV ! 1-0 por Mare. O avançado estava em posição irregular, na altura do passe de Vermouth, mas o árbitro valida. E logo na melhor altura da Académica
53' WILSON EDUARDO AO LADO! Passe longo e tenso de João Dias e remate de primeira do extremo!
51' Bom remate de Wilson Eduardo, de fora da área, para defesa de Apoula
50' MARINHO!!!! COMO FALHA ISTO??? Edinho recupera e serve o extremo. Isolado, atira por alto!!
46' RECOMEÇA A PARTIDA
46' SUBSTITUIÇÃO Hapoel Tel Aviv . Sai Toto Tamuz entra Mare
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Hapoel Tel Aviv e Académica. Jogo desinteressante, jogado a um ritmo baixo. Dois bons lances para o ataque da Académica e uma grande defesa de Peiser num livre a favor do Hapoel
43' MARINHO AO LADO! Mesmo à entrada da área, o extremo coloca a bola em jeito!
39' Pontapé de John Ogu ao lado. Rasteiro e desviado, ainda de muito longe
37' Cabeceamento muito torto de Edinho! O cruzamento de Marinho pedia mais
36' Mais bola para o Hapoel nesta fase. Mas os israelitas têm grandes dificuldades em chegar em boas condições ao setor mais avançado
31' GRANDE DEFESA DE PEISER!!! O livre de Toama é muito bem marcado! Belo momento de futebol.
29' Livre a favorecer o Hapoel em zona perigosa...
27' Partida sem oportunidades de golo até ao momento.
27' John Ogu tenta desmarcar Edinho na área, Shushan antecipa-se e afasta
23' A Académica espera pelo erro do adversário no seu meio-campo. Jogo tranquilo para os estudantes
17' Bom corte de Flávio Ferreira, após centro da direita de Vermouth
15' BOM PONTAPÉ DE EDINHO! Remate forte, ainda fora da área! A bola sai perto da baliza isarelita
13' Muitos passes errados por parte do Hapoel.
10' Marinho chega à linha e cruza diretamente para as mãos do guarda-redes do Hapoel
8' Passe muito longo e a bola morre nas mãos do guarda-redes Apoula
5' Canto para a Académica. Os estudantes entram bem no jogo
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Hapoel Tel Aviv e Académica
0' Equipas em campo! O Hapoel de camisola vermelha, calções e meias brancas; a Académica traja de negro
0' 17 graus centígrados em Telavive. O céu está nublado, mas não chove
0' O árbitro da partida é o russo Aleksei Nikolaev.
0' A Académica venceu apenas por uma vez fora de Coimbra em provas da UEFA. Foi em 1969 no terreno dos finlandeses KUPS Kuopio
0' A Académica de Coimbra tem cinco pontos e o Hapoel apenas um. Ambas as equipas já não têm hipóteses de seguir em frente na prova.
0' ACADÉMICA: Peiser; João Dias, João Real, Flávio Ferreira e Nivaldo; Cleyton, Keita e John Ogu; Wilson Eduardo, Edinho e Marinho. Suplentes: Ricardo, Reiner Ferreira, Makelele, Bruno China, Afonso e Salim Cissé
0' HAPOEL TELAVIVE: Apoula; Shushan, Haimovich e Petkovic; Kutaba, Izenstein, Toama e Danin; Vermouth, Tamuz e Ben Haim. Suplentes: Kleyman, Ben Yosef, Antebi, Lax, Maman, Shrem e Mare
0' Começamos já pelas EQUIPAS OFICIAIS!
0' Boa tarde! A Académica de Coimbra despede-se da Liga Europa esta quinta-feira. Os estudantes jogam em casa do Hapoel a partir das 18 horas.



Outros

O Jogo: Falta de eficácia: A Académica fez quatro vezes mais remates que o Hapoel e perdeu por 2-0.
A Académica despediu-se da Liga Europa de futebol com uma derrota no terreno dos israelitas do Hapoel (2-0), num encontro em que os "estudantes" apenas se podem queixar da ineficácia dos seus avançados. De acordo com as estatísticas da UEFA, a Académica rematou à baliza 21 vezes, enquanto a turma da casa fê-lo apenas cinco vezes, duas das quais com sucesso, através de dois jogadores que "saltaram" do banco no segundo período.

Com a pontaria que a Briosa não teve, o Hapoel carimbou a primeira vitória no Grupo B, mas terminou no último lugar, com quatro pontos, menos um do que a equipa de Coimbra.

A Académica controlou o jogo durante toda a primeira parte e foi a equipa com mais iniciativa ofensiva, embora tivesse revelado ausência de "poder de fogo" no último terço do campo. Nivaldo, aos 12 minutos, assinou a primeira ação mais objetiva dos "estudantes", ao rematar com perigo à baliza israelita, mas a bola passou ao lado do poste direito. Três minutos depois, mais ou menos da mesma zona (frontal, mas descaído sobre a esquerda), foi a vez de Wilson Eduardo alvejar as redes à defesa de Apoula, mas a bola saiu ao lado do outro poste.

Apenas à passagem da meia-hora a equipa da casa fez tremer a Académica, através de um livre frontal, muito bem marcado por Toama, mas o guarda-redes Peiser efetuou uma grande defesa, afastando para canto. A dois minutos do intervalo, Marinho aproveitou um mau alívio dos centrais israelitas e, da "meia-lua", rematou forte e colocado, mas a bola passou a centímetros da barra.

No segundo tempo, voltaram a pertencer à equipa de Coimbra as melhores oportunidades, nomeadamente quando, aos 49 minutos, Wilson Eduardo conseguiu recuperar uma bola a meio-campo, desmarcando Marinho, que, com apenas o guarda-redes pela frente, rematou muito por cima. A seguir, foi o próprio Wilson Eduardo a desperdiçar outro bom momento, após cruzamento longo da direita, aparecendo no poste mais longe, mas a rematar à rede lateral.

Sem comentários:

Enviar um comentário