19 de dezembro de 2012

2012/2013 - Taça da Liga - 3F - 1J - Moreirense 2 - Académica 2: Vira o disco e toca o mesmo!!


438 espectadores no estádio

AAC-OAF: A Académica empatou esta quarta-feira frente ao Moreirense, em jogo que contou para a primeira jornada do Grupo D da Taça da Liga. O resultado foi o mesmo do encontro do campeonato mas desta vez com os papéis invertidos.

A Briosa esteve a vencer por 2-0, com golos de Halliche e Wilson Eduardo, e controlava a seu bel prazer as incidências da partida até que se viu reduzida a dez num lance... inexplicável. Nivaldo é carregado em falta, por trás, durante um ataque da Académica mas Bruno Paixão entendeu o gesto como simulação e expulsou o jogador.

Com menos um, o Moreirense carregou no ataque e chegou ao empate através de dois golos de Ghilas, que se viria a revelar a outra figura do encontro.

Com este empate, ambas as equipas iniciam a Taça da Liga com um ponto. Na próxima jornada, a Briosa recebe o Olhanense.


Crónica 

MF: Acredita em coincidências? No último fim-de-semana, o Moreirense desperdiçou uma vantagem de dois golos na receção à Académica, para o campeonato. No reencontro, poucos dias mais tarde, acontece o inverso. A Briosa não consegue segurar a vantagem. Bis de Ghilas na recuperação dos locais (2-2).

A Académica, que participou na Liga Europa e pagou um preço alto por isso mesmo no campeonato, continua na Taça de Portugal e preparava-se para garantir um bom resultado no arranque da fase de grupos da Taça da Liga. Empata, ainda assim, mas lamentará a vantagem desperdiçada.

Uma nota intermédia para um dado pertinente, para quem pensou esta competição: segundo os números apresentados pelo clube, estiveram 438 adeptos no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.

Jorge Casquilha fez demasiadas alterações no onze, ficando certamente insatisfeito com a prestação de alguns elementos. A título de exemplo, fica aqui o nome de Rafael Lopes. O promissor e determinado avançado português passou ao lado do jogo. Zangou-se com o mundo e consigo mesmo, saindo ao minuto 60, a passo, de cabeça baixa. Nem cumprimentou o seu treinador.

Mas nem tudo se explica pela escassa profundidade atacante. É preciso salientar que o Moreirense apresentou dois laterais com rotinas no clube e, ainda assim, tremeu a cada ataque da Académica pelos flancos. Cissé e Wilson Eduardo foram sempre mais fortes que Ricardo Pessoa e Augusto.

A Académica encarou novo duelo com o Moreirense de forma ponderada. Tal como verificado na Taça de Portugal, Pedro Emanuel apostou num onze sólido, fazendo apenas três/quatro alterações. O núcleo duro manteve-se.

Ao minuto 12, num lance em que o guarda-redes local reclama falta, Halliche dominou de peito na área e atirou para o fundo da baliza. A resposta não chegou em tempo útil. Peiser teve pouco ou nenhum trabalho ao longo da primeira parte, enquanto Ricardo Andrade deu nas vistas com três intervenções de recurso.

Casquilha despertou a equipa ao intervalo, o Moreirense regressou com outra seriedade das cabines mas tremeu após mais um ataque furtivo da Académica. Após canto a seu favor, a equipa local viu Cissé fugir a tremenda velocidade pela esquerda, ultrapassando Ricardo Pessoa. Passe, Wilson Eduardo mais rápido que Augusto e 0-2.

A formação de Moreira de Cónegos cresceu na última meia-hora, procurando compensar o tempo perdido. E conseguiu mesmo repetir o feito da Briosa no campeonato.

Ghilas cabeceou ao poste em jeito de aviso. Pelo meio, a um quarto-de-hora do final, Bruno Paixão surpreendeu a plateia ao encontrar motivo para o segundo amarelo a Nivaldo (75m), por pretenda simulação. Um momento decisivo no encontro.

A Académica, que fizera a terceira substituição pouco antes e perdera Halliche por lesão, remendou a defesa para segurar o resultado. Não conseguiu.

Ghilas, avançado com enorme potencial, fez o 1-2 ao minuto 85 e garantiu mesmo o empate em tempo de descontos, para enorme alegria dos locais.


Opiniões

Pedro Emanuel, treinador da Académica, comentou desta forma o empate frente ao Moreirense, na primeira jornada do Grupo D da Taça da Liga (2-2):

«Não queria ir pelo lado da arbitragem, vocês que viram é que devem analisar o jogo. A Académica foi superior em todos os momentos de jogo, chegou à vantagem com mérito. O futebol é isto. Devemos dar protagonismo aos jogadores. Eles mereciam acabar o ano com uma vitória. Mas não posso ser injusto. Se no fim-de-semana empatámos no último minuto, agora também deixámos fugir a vitória no último minuto. Quero é desejar feliz natal a todos. Arbitragem? Fico-me por aqui.»


Outros

Halliche fez o 1º golo oficial pela Briosa

Peiser fez o 70º jogo pela briosa

75m - nivaldo expulso em erro de bruno paixão!

Sem comentários:

Enviar um comentário