18 de janeiro de 2013

2012/2013 - Taça de Portugal - 4F: Académica 0 - Benfica 4




A Académica disse esta quinta-feira adeus à Taça de Portugal ao perder por 0-4 frente ao Benfica, numa partida que contou para os quartos de final da competição. Os "estudantes" não se conseguiram impor aos encarnados que, logo nos minutos iniciais, fizeram dois golos que praticamente escreveram a história do jogo.

No primeiros dois remates que fez à baliza, o Benfica marcou dois golos e colocou a Briosa numa situação difícil no marcador. Apesar de tudo, a equipa de Pedro Emanuel nunca desistiu de chegar à baliza de Artur mas seria novamente o Benfica a fazer o terceiro ainda antes do intervalo.

A etapa complementar não trouxe nada de novo ao jogo e seria Salvio a fechar as contas com o 0-4. Os sócios e adeptos da Briosa que se fizeram deslocar ao Estádio foram incansáveis no apoio à Académica e mesmo com a certeza da derrota não deixaram de puxar pelos jogadores, numa atitude já habitual mas que merecerá sempre o destaque merecido.

Voltam agora as emoções da Liga ZON Sagres, com a Briosa a receber na próxima segunda-feira o Nacional da Madeira.

in AAC-OAF

nº espectadores: cerca de 5000
nota ao árbitro: Jorge Sousa: 4
melhor do Benfica: Lima
melhor da Académica: Marinho
nota e melhores by Francisco Andrade in Rádio Regional do Centro




Crónica

O Benfica afogou as mágoas de não ter conseguido bater o velho rival no clássico em Coimbra. No jogo seguinte ao empate caseiro com o F.C. Porto, a equipa da Luz dizimou a Académica, detentora da Taça de Portugal, e sublinhou a vermelho a candidatura a suceder aos estudantes.

Segue-se o Paços de Ferreira, um osso duro de roer, em duas mãos, antes da grande final de Maio, onde os encarnados não marcam presença desde 2004. Está cada vez mais perto o sonho de Jorge Jesus, com todo o mérito. E eficiência também.

Quem entra da forma como entraram os encarnados, com tamanha determinação e, sobretudo, eficácia, só pode merecer o seu destino. O início até fez lembrar o último encontro entre águias e estudantes neste mesmo estádio, em Setembro, a diferença esteve nos golos que, desta feita, entraram mesmo.

Aos 10 minutos, o Benfica já ganhava por 0-2 e tinha enviado uma bola ao ferro, ainda antes da meia hora já eram 0-3. Responsabilidades máximas para um ataque voraz, quase insaciável, mas sobretudo porque houve Lima. Muito Lima na partida.

É oficial. O brasileiro tem uma predileção por castigar a Briosa. Cinco golos em três jogos, em três provas diferentes, um pesadelo para os defesas de preto. Tão vivo esta quinta-feira pela zona do Calhabé. Nada a fazer.

Para quem falava dos riscos de sair do jogo com o «saco cheio», Pedro Emanuel no lançamento do jogo anterior, para a Taça da Liga, na Luz, afinal não foi preciso sequer sair de casa para ver isso acontecer. Há dias assim.

Os melhores porque a Taça também é bonita

Assinale-se ainda, para tudo isto, a atitude séria da equipa encarnada, que compreendeu a importância do momento, soube exprimir aquilo que de melhor tem feito ao longo da época, contribuindo para isso também a forma como ambos os treinadores decidiram valorizar a prova ao colocar os melhores em campo.

Luisão regressou por fim, depois de mais de um mês de ausência, e nem de Artur Jesus abdicou. O falhanço frente ao F.C. Porto estava assim esquecido pelo técnico, o público mostrou o mesmo, brindando o guardião com aplausos no aquecimento.

O resto, era praticamente o melhor rosto da águia, apenas com as trocas de Maxi por André Almeida e de Gaitán por Ola John em relação ao último encontro. Do outro lado, Pedro Emanuel fez o mesmo. Trocou de guarda-redes, como costuma fazer, mas apostou no melhor que tinha, até no regresso do herói da Taça, Marinho.

No papel, tudo parecia bater certo. O problema foi na transição para o relvado. A Académica vale muito mais do que isto. Já de defendeu bem melhor esta época e fez mossa, que o diga o Atlético de Madrid e o próprio Benfica, que empatara nas duas anteriores visitas às margens do Mondego.

Feito o mais difícil para os encarnados, atirada por terra a dona da Taça, o resto do jogo quase perdeu interesse. A Briosa procurou minimizar os estragos, mexeu no ataque, o Benfica entrou em velocidade-cruzeiro, geriu os acontecimentos, procurou não se desgastar mais. É compreensível.

Mesmo em banho-maria, ainda deu para mais um golo, de belo efeito, diga-se, de Savio. Já não era preciso. O saco ficou mais cheio, a Académica desmoralizou, e o jogo parecia nunca mais querer acabar, por entre falhanços e mais falhanços das águias.


Destaques



Figura: Lima
O brasileiro gosta de marcar à Académica. Já o fizera para o campeonato (1) e para a Taça da Liga (2). Assim sendo, iniciou a partida determinado em assistir. Procurou Cardozo ainda antes dos dois minutos, o paraguaio acedeu, mas João Dias evitou in extremis. Lima não desistiu. E Ola John fez-lhe a vontade logo a seguir. Depois do momento de generosidade assumiu o que tão bem sabe fazer. No primeiro golo colocou-se no sítio certo e finalizou de forma fácil. Mas o melhor estava guardado. Lançado por Enzo Perez sobre a direita teve tempo para tudo, e ao ver Peiser adiantado não hesitou em fazer um chapéu de levantar qualquer estádio. Parece fácil.

Positivo: entrada do Benfica
Fulgurante. Os estudantes ainda acordavam estremunhados depois do apito inicial, e já João Dias acorria a uma bola que galgava caprichosamente em direção à baliza. Salvou em cima da linha, com a bola ainda a tocar a trave demonstrando a dificuldade do lance. A ensonada Académica parecia pedir só mais um bocadinho de ronha. Mas o implacável despertador encarnado mostrava impaciência. Cinco minutos de clemência foram suficientes. O grito de GOLO ecoou nos ouvidos de um já alertado mas ainda entorpecido adversário, que se quis levantar mas foi vencido pela letargia. Mais quatro minutos passaram e aquilo que se podia pensar ser ainda o eco do toque anterior marcava já um atraso significativo ¿ 0-2. Pronto. Hora de acordar.

Negativo: passividade academista
É verdade que o Benfica entrou na partida em modo rolo compressor, determinado em resolver rapidamente a contenda. Mas o conjunto de Pedro Emanuel podia e devia ter oferecido mais resistência. Podia porque tem capacidade para isso, como já demonstrou anteriormente. E devia porque estava a defender o seu título, conquistado brilhantemente na época passada. Faltou muita coisa a esta equipa, mas sobretudo notou-se a falta da combatividade que sempre demonstra frente aos grandes.

Artur
Não fez uma daquelas exibições que já se lhe viram. Mas depois dos erros pouco habituais frente ao Estoril e ao F.C. Porto, o guardião encarnado precisava de uma noite segura para recuperar a confiança. Foi o que teve. Não foi colocado à prova muitas vezes, mas fica na retina um voo a evitar um remate de João Real que levava o endereço da sua baliza. Foi aplaudido cada vez que tocou na bola, o que também deve ter ajudado. Tem muito crédito junto dos adeptos.

Ola John
Numa altura em que parece vir a perder espaço para Gaitán, o holandês arrancou uma boa exibição em Coimbra. Marcou o primeiro golo e esteve bastante em jogo, a fazer a cabeça em água ao adaptado João Dias. Já caiu no goto dos adeptos que entoaram o seu nome quando foi substituído.

Luisão
Regresso tranquilo do capitão que teve oportunidade de ganhar ritmo de jogo. Os estudantes atacaram pouco, mas sempre que o fizeram encontraram o selo de segurança do patrão da defesa encarnada.

Público em Coimbra
O futebol só tem sentido se tiver adeptos. Daqueles que vivem o jogo. Festejam os golos, mas também os que apoiam as equipas quando elas ganham. Mas sobretudo quando perdem. Esta quinta-feira em Coimbra viram-se os verdadeiros adeptos. Mais preocupados em apoiar do que em provocar adversários. Quem veio à bola viu um bom espetáculo dentro das quatro linhas, mas viveu um ambiente muitas vezes estrondoso na bancada. O futebol agradece. Arrepiantes aqueles momentos de desgarrada entre as claques. Devia ser mais vezes assim.



Opiniões


Pedro Emanuel, treinador da Académica, no final da goleada sofrida diante do Benfica, esta quinta-feira, e que afastou a Briosa da Taça de Portugal:

«O que se passou? O Benfica entrou forte, enquanto nós estivemos apáticos, chegou à vantagem de dois golos, e, com esse confronto e segurança, com a qualidade que tem, pôde acelerar o jogo ou pausar quando entendeu. Depois, fez o 3-0 e tirou-nos todas as expetativas. Voltámos na segunda parte com uma réstia de esperança em marcar e animar o jogo, o Artur faz uma grande defesa, e de seguida, o Benfica faz o 4-0, e acaba a história do jogo. Parabéns ao Benfica, era um sonho bonito que tínhamos de voltar a repetir o ano passado, mas agora vai começar a nossa guerra. O objetivo principal foi sempre o campeonato. Estivemos em várias provas, orgulhamo-nos nisso porque trabalhamos nesse sentido, foi desgastante, mas dignificante. Agora, vamos concentrar-nos na única prova que nos resta e completamente focados. Fica ainda um agradecimento especial ao público, porque, depois de uma exibição e resultado com este, vê-lo ainda a puxar, dá-nos grande alento para retificar já na segunda-feira, indo atrás dos pontos para a nossa caminhada.»


O treinador da Académica, Pedro Emanuel, em declarações à Sport TV após a derrota com o Benfica, por 4-0, na Taça de Portugal, que ditou a eliminação dos estudantes, detentores do troféu:

«Entrámos como entrámos, com uma equipa com a qualidade do Benfica, que entrou forte. Entrámos passivos, o Benfica ganha dois golos de vantagem e depois com a qualidade que os jogadores do Benfica têm, a desenvolver posse com o conforto do resultado, o jogo acaba por não ter história. Temos de dar os parabéns ao Benfica. Os meus jogadores ainda tentaram dignificar e vieram motivados do intervalo. Queria realçar e agradecer o apoio da nossa massa associativa, depois de um jogo tortuoso para nós. Deixar-lhes uma palavra de que queremos repor a nossa verdadeira imagem na segunda-feira com o Nacional. Acreditamos no nosso valor, o nosso campeonato começa agora. Esta era uma prova em que alimentávamos um sonho. O Benfica foi superior. A minha equipa está pronta para amanhã abordar estratégia para o campeonato.»




Jorge Jorge, treinador do Benfica, no final da goleada sobre a Académica, esta quinta-feira, e que valeu a passagem da equipa às meias-finais da Taça de Portugal:

«Marcar cedo é determinante, como é óbvio, dá-te confiança, segurança, e tira até esperança ao adversário de ter possibilidades de, neste caso, passar às meias-finais da prova. Também tirou emocionalmente à Académica alguma esperança. Foi importante aqueles dois primeiros golos em 10 minutos, mas no final dos primeiro 45 podiam ter sido cinco. O Óscar teve duas bolas na cara do guarda-redes. Foi uma vitória categórica, contra uma equipa que é forte em Coimbra. Sabíamos que tínhamos que estar num nível forte para ganhar, a Académica tinha esperança, era a detentora da Taça, e sabia que caso nos derrotasse, podia voltar ao Jamor.
Ficámos mais perto, mas ainda faltam dois jogos. Somos favoritos em todas as competições, queremos chegar à final, mas temos um adversário que está a fazer uma época muito forte, é a sensação em Portugal. Temos que respeitar o nosso adversário para podermos pensar na final.

Lima? Não é só por ter feito cinco golos contra a Académica que é determinante, para fazer golos tem de alguém o assistir, mas é um finalizador, adaptou-se bem às movimentações da equipa e combina bem com o Cardozo.

[É desta que consegue dedicar a Taça à memória do seu pai?] O meu desejo, obviamente, é como o de todos os treinadores. Já ganhei algumas coisas em Portugal e quero ganhar mais títulos. Foi o único que ainda não ganhei, mais a supertaça. São os meus dois grandes objetivos. Mas é principalmente para os adeptos do Benfica, sei que têm desejo muito grande de estarem no Jamor. Vamos ver se conseguimos.»


O treinador do Benfica, Jorge Jesus, em declarações à Sport TV, após a vitória sobre a Académica, em Coimbra, por 4-0, que coloca os encarnados nas meias-finais da Taça de Portugal:

«Para além dos golos [cedo], tivemos duas oportunidades do Cardozo. Fomos uma equipa séria e consciente. Perdemos pontos aqui no campeonato, com alguns casos que não interessa referir. Mas sabíamos que era uma equipa difícil, detentora do título e nós temos dito que queremos estar no Jamor. Merecemos estar nas meias-finais e, agora, com todo o respeito, temos outro adversário. Também já cheguei às meias-finais no segundo ano [no Benfica]. As meias-finais são em dois jogos, temos máximo respeito pelo Paços de Ferreira, mas é um grande objetivo nosso. Os adeptos têm muito carinho pela prova, há oito anos que o Benfica não está no Jamor. Somos uma equipa que transporta espectáculo e qualidade, mas para isso temos de demonstrar que somos melhores que os outros. Temos de mostrar que temos valor para eliminar o Paços.»

Regresso de Luisão: «Não é fácil estar tanto tempo parado, ainda para mais com este tempo. Ele podia ter jogado com o FC Porto, mas não quisemos arriscar. Foi bom, este resultado também ajudou. Foram quatro podiam ter sido mais. A Académica não nos criou uma oportunidade. Artur? O Artur também foi titular para a Taça de Portugal com o Aves, não teve nada a ver com o FC Porto.»




Marinho, jogador da Académica, em declarações no final da partida que ditou a eliminação do detentor da Taça de Portugal, nesta quinta-feira, em Coimbra, diante do Benfica:

«Não foi só mérito do Benfica, porque estávamos avisados, e saímos um pouco frustrados por isso. Os erros pagam-se caros contra estas equipas e nós tivemos lances em que sabíamos que o Benfica é muito forte e mesmo assim fomos surpreendidos.

Depois torna-se difícil porque é uma grande equipa com jogadores de muita qualidade e estando a ganhar aos dez minutos por uma margem confortável, para eles é ótimo, e deita-nos um pouco a baixo. Mas conseguimos sair de cabeça erguida e queria deixar uma palavra muito especial para todos os adeptos, mas em particular para a nossa claque que mesmo com a equipa a perder por quatro golos nos apoiou durante os 90 minutos. Isso dá-nos força e alento para os próximos desafios.

O campeonato sempre foi o nosso principal objetivo. Infelizmente não conseguimos ir mais longe nas outras competições, e agora temos de nos focar no campeonato, para alcançarmos a manutenção rapidamente.

Eu já o disse, e repito: nós vamos fazer uma segunda volta muito mais positiva. Nós temos um plantel que não é muito longo, e tivemos oito ou nove lesões ao mesmo tempo, e isso fragilizou-nos. Mas agora temos o plantel quase todo disponível e isso confere-nos mais quantidade e qualidade. Nós somos os primeiros a acreditar que vamos conseguir a manutenção e vamos trabalhar para o conseguir.»



Edinho, avançado da Académica, em declarações após a pesada derrota dos estudantes no jogo dos quartos de final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, nesta quinta-feira, em Coimbra:

«O resultado foi justo porque o Benfica foi a melhor equipa. Nós não entrámos bem no jogo, e isso limitou-nos. Agora temos de levantar a cabeça. Estamos a atravessar um bom momento, apesar de não termos feito o jogo que queríamos. Queremos também agradecer à massa associativa que nos apoiou desde o primeiro minuto, e que foi fantástica. Infelizmente não lhes pudemos dar a vitória mas estamos com confiança para o fazer já no próximo jogo. Nós não gostamos de perder, somos uma equipa ambiciosa, este era um objetivo que perseguíamos, mas agora estamos focados no campeonato que é o nosso principal objetivo.»


Flávio Ferreira, jogador da Académica, comentou desta forma a derrota da sua equipa frente ao Benfica (0-4) e consequente afastamento da Taça de Portugal. Declarações na flash interview da SportTV:

«Entrámos mal no jogo, sofremos dois golos em oito minutos e contra uma equipa como o Benfica não é fácil dar a volta. Tentámos mas não conseguimos. Temos é de pensar agora no jogo com o Nacional, para o campeonato. Somos detentores do troféu e queríamos defendê-lo até à final. Infelizmente não conseguimos. Temos de dar mérito ao Benfica, entrou forte, nós tivemos dois lances em que nos desconcentramos e sofremos. Depois não conseguimos recuperar.»



Minuto a minuto 



90' FINAL DO JOGO! Académica - 0 Benfica - 4. Estava tudo resolvido ao intervalo, se não antes. Os encarnados vencem sem margem para dúvidas e voltam às meias-finais da Taça de Portugal, dois anos depois da última presença. Lima voltou a ter uma noite brilhante contra os estudantes e agora segue-se a meia-final com o Paços de Ferreira. A primeira mão é no final do mês, na Mata Real.
86' QUE PERDIDA INCRÍVEL DE GAITÀN!!! Salvio cruzou rasteiro para a área, Gaitan antecipa-se a Galo e mete o pé esquerdo à bola, frente a um Peiser desamparado. A bola sai ao lado!!! A baliza não estava escancarada, mas quase!
85' EMENDA PEISER! O guarda-redes desentende-se com Galo, a bola fica para Gaitán, que serve um colega (Enzo Pérez?) que remata para boa defesa do guarda-redes da Académica.
85' KARDEC AO LADO!!! Salvio levou a bola, houve atrapalhação do argentino com a defesa da Académica, a bola sobrou para Kardec, na área, e o brasileiro rematou ao lado, em boa posição.
81' Carlos Martins cobra o livre, mas a bola sai muito alta.
80' CARTÃO AMARELO para Flávio Ferreira (Académica ). Carlos Martins fez-lhe um túnel, mas depois o central derrubou o médio do Benfica, em posição frontal à baliza. Passou a bola, não passou o jogador.
78' SUBSTITUIÇÃO Benfica . Sai Lima entra Alan Kardec
76' Enzo Pérez remata de longe, mas a bola desvia num defesa.
74' Artur segura um livre de Edinho sem problemas.
71' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! BENFICA ! 0-4 por Salvio. O camisola 18 do Benfica arranca pelo meio, dribla um adversário, puxa para o pé esquerdo e remata. A bola desvia em João Real e entra junto ao ângulo superior direito da baliza de Peiser.
71' DEFENDE PEISER! Livre de Lima com o francês a defender a punhos.
70' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Salim Cissé entra Carlos Saleiro
69' PEISER! Melgarejo entra pela esquerda, tenta o remate, mas o guarda-redes da Académica afasta.
67' Salvio não consegue dominar, quando podia ficar cara a cara com Peiser.
63' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Keita entra Wilson Eduardo
63' SUBSTITUIÇÃO Benfica . Sai Óscar Cardozo entra Carlos Martins
63' SUBSTITUIÇÃO Benfica . Sai Ola John entra Nicolás Gaitán
62' O Benfica ronda a área da Académica, Enzo Perez cruza para Ola John, mas Galo corta.
60' Túnel de Marinho a Melgarejo, mas que acaba com um mau passe do extremo português para Edinho.
59' Fora de jogo a Cardozo.
57' ARTUR!!! Remate fortíssimo de João Real com Artur a responder a punhos!
57' Cleyton tenta remata de fora da área, a bola bate num defesa do Benfica. Salvio sai em contra-ataque mas define mal o passe.
54' Mão de Enzo Pérez na área da Académica, depois de cruzamento de Ola John.
51' Fora de jogo a Ola John.
49' A Académica tenta pressionar alto.
46' RECOMEÇA A PARTIDA
46' SUBSTITUIÇÃO Académica . Sai Marcos Paulo entra Cleyton
45' INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Académica e Benfica. Vantagem encarnada que não merece contestação. O Benfica entrou bem, fez o 1-0 ao segundo remate e o 2-0 ao terceiro. Depois disso, a Académica ainda reagiu, mas acabou por sofrer o 3-0 outra vez por Lima, que já leva cinco golos aos estudantes nesta temporada. O Benfica tem a eliminatória bem encaminhada. A Académica te de agarrar-se à esperança.
44' PEISER DEFENDE! Bola longa de Artur, Lima toca de cabeça e isola Cardozo que à saída do francês remata. Peiser consegue desviar com a perna.
42' João Real cabeceia no canto, mas sem perigo.
41' Edinho remata contra a barreira, mas Rodrigo Galo ganha um canto, na sequência.
40' CARTÃO AMARELO para Jardel (Benfica ). Sem discussão. Edinho preparava-se para rematar, a entrada da área, e o brasileiro do Benfica derrubou-o. Livre perigoso.
39' Luisão afasta na área, e cabeça, perante a ameaça de João Real.
38' Falta de Ola John sobre Rodrigo Galo, em zona lateral à área do Benfica.
35' Fora de jogo de Edinho.
33' Salvio cabeceia para fora. O argentino aparece ao primeiro poste num canto, mas atira por cima.
32' CARTÃO AMARELO para Keita (Académica )
31' Foi o 15º golo de Lima em toda a temporada no Benfica. O quinto à Académica.
29' ARTUR! Grande defesa do guarda-redes do Benfica.
27' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! BENFICA ! 0-3 por Lima. Aí está, falávamos nele e o brasileiro volta a marcar à Académica! Lima apanha a bola no espaço vazio, tem alguns metros para percorrer e pode entrar na área. Vê Peiser avançar no terreno e faz-lhe um chapéu, com o francês ainda a tocar na bola, mas a não conseguir evitar o terceiro dos encarnados.
27' Lima marcou nos três jogos que o Benfica fez com a Académica, nesta temporada.
25' lima faz um passe de flanco a flanco para Salvio que recolhe. O argentino coloca depois em Cardozo, que tenta picar a bola por cima da defesa da Académica. A bola não passa.
23' Marinho cruza da esquerda, Artur sai e afasta a punhos.
21' Falta de Edinho sobre Luisão, na área do Benfica. A Académica tenta subir no terreno, está melhor na partida do que naqueles momentos iniciais.
18' Edinho luta com Matic, ganha espaço e atira de pé esquerdo. A bola sai muito ao lado.
18' Matic serviu Cardozo que tentou dominar à entrada da área. A bola vinha um pouco puxada demais para o Tacuara, que ainda esticou a perna esquerda, mas não chegou lá. Ficava em boa posição...
16' Makelele entra na área, mas é desarmado por Luisão, depois de se atrapalhar com a bola.
13' Salvio aparece solto na área da Académica, mas o árbitro interrompe. Se foi por fora de jogo, fê-lo mal, muito mal, uma vez que o argentino estava em jogo. Se foi por mão, benefício da dúvida para o juiz. De qualquer modo, Salvio rodou e atirou a bola para muito longe.
9' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! BENFICA ! 0-2 por Lima. Canto de Cardozo na direita do ataque encarnado. A bola chega a Matic, ao segundo poste. O sérvio cruza da linha de fundo, forte, e Lima, bem dentro da área só precisa de meter o pé esquerdo à bola e direcioná-la para a baliza da Académica.
9' Ola John entra pela esquerda, cruza para a área, mas João Dias corta para canto, com o peito, quando tinha Salvio nas costas.
5' GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! BENFICA ! 0-1 por Ola John. Lançamento lateral de Salvio, que coloca em André Almeida. Este cruza largo, Cardozo cai na área e pede falta. Só que a bola fica para Lima, ao segundo poste. O brasileiro coloca em Ola John e este, fora da área, enche o pé para um remate forte, rasteiro, e que não dá hipóteses a Peiser.
2' À TRAVE!!! Jogada de contra-ataque do Benfica, bola da esquerda para a área com Cardozo a picar a bola para bater Peiser. Os encarnados já festejam golo, mas João Dias chega a tempo para afastar, com a bola a bater na barra ainda!
1' COMEÇA A PARTIDA ENTRE Académica e Benfica
0' As duas equipas regressam ao campo. Jogo prestes a começar.
0' Já no caso específico da Taça de Portugal, houve 13 confrontos no total, e apenas por duas vezes a Académica levou a melhor. Na primeira final da competição, em 1939 (4-3), e nuns quartos-de-final, em 66, a duas mãos, com triunfo em Coimbra por 2-0 e derrota por 2-1 na Luz.
0' Mas os encarnados não conseguiram ganhar nas últimas duas visitas a esta cidade, ambas para o campeonato.
0' E depois há essa marca assinalável de 39 anos sem derrotas para as águias. A última vez que a Académica ganhou numa visita do Benfica foi a 9 de dezembro de 1973.
0' No histórico de confrontos, destaca-se a vantagem esmagadora dos encarnados em Coimbra. Num encontro que é um autêntico clássico (138 jogos, no total), o Benfica já venceu por 44 vezes em casa dos estudantes contra oito vitórias apenas da Briosa, havendo ainda 16 empates a registar.
0' Lima tem sido bem-sucedido diante da Académica. Estreou-se de águia peito precisamente aqui, em Setembro, para a Liga, e marcou o golo que sentenciou o empate final. Já na última semana, na Taça da Liga, também fez o gosto ao pé diante da Briosa.
0' Chuva miudinha, enquanto a Académica ainda aquece e o Benfica já recolheu aos balneários. Pouca gente nas bancadas...
0' Artur foi bastante aplaudido à saída do aquecimento, sinal de que já terá sido perdoado pela gafe no clássico...
0' O árbitro da partida será Jorge Sousa, do Porto, enquanto Bertino Miranda e Nuno Manso serão os auxiliares. O quarto árbitro é Manuel Oliveira.
0' BENFICA: Artur; André Almeida, Luisão, Jardel e Melgarejo; Matic; Salvio, Enzo Perez e Ola John; Lima e Cardozo. SUPLENTES: Paulo Lopes, Maxi Pereira, Miguel Vítor, Bruno César, Gaitán, Carlos Martins e Kardec.
0' ACADÉMICA: Peiser; Rodrigo Galo, João Real, Flávio Ferreira e João Dias; Keita; Marcos Paulo e Makelele; Marinho, Edinho e Cissé. SUPLENTES: Ricardo, Júnior Lopes, Bruno China, Cleyton, Wilson Eduardo, Carlos Saleiro e Amessan.
0' Já há equipas oficiais!
0' Para já, o Artur vai para baliza aquecer, parece que será ele a jogar.
0' Começam a entrar as primeira pessoas... muito poucas.
0' Arranca agora a aparelhagem sonora do estádio.
0' Ouvem-se agora mais batedores, está a chegar o Benfica. Sem aparelhagem sonora ligada e vento, consegue-se ter uma perceção mais apurada do que se passa lá fora. Mais palmas...
0' Afinal, é a Académica a primeira a pisar o relvado. Os jogadores vão-se inteirando do estado do terreno, enquanto ouvem música e descontraem.
0' CONVOCADOS DO BENFICA: guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes; defesas: André Almeida, Maxi Pereira, Melgarejo, Miguel Vítor, Luisão e Jardel; médios: Ola John, Enzo Perez, Bruno César, Urreta, Matic, Nicolás Gaitán, Salvio e Carlos Martins; avançados: Cardozo, Kardec e Lima.
0' Rodrigo e Luisinho continuam lesionados.
0' O técnico encarnado deixou de fora Garay e Aimar, e, em relação à lista para o jogo com o F.C. Porto, sai ainda Roderick, entrando Miguel Vítor nas opções.
0' Está agora de regresso às opções de Jorge Jesus, mais de um mês depois de se ter lesionado, frente ao Barcelona. Curiosamente, trata-se do único sobrevivente do plantel da última equipa que venceu a Taça de Portugal.
0' Luisão só à terceira oportunidade esta época irá defrontar a Académica. Da primeira vez, em Setembro do ano passado, para o campeonato, calhou na altura em que o brasileiro cumpria os famigerados dois meses de suspensão, já para a Taça da Liga, há uma semana, ainda estava lesionado.
0' CONVOCADOS DA ACADÉMICA: guarda-redes: Ricardo e Peiser; defesas: Rodrigo Galo, João Dias, Flávio Ferreira, Júnior Lopes e João Real; médios: Keita, Bruno China, Marcos Paulo, Makelele e Cleyton; avançados: Marinho, Wilson Eduardo, Salim Cissé, Edinho, Carlos Saleiro e Amessan.
0' De fora, ficam Reiner Ferreira, a cumprir castigo, enquanto John Ogu e Hélder Cabral falham a partida por ainda estarem a recuperar de lesões. O terceiro guarda-redes, Fábio Santos, também não foi chamado. Halliche e Nivaldo, como é sabido, estão no CAN.
0' A lista, em relação ao jogo com o Paços de Ferreira, no último domingo, regista ainda as saídas de Magique, entretanto cedido ao Trofense, e de Afonso, por opção, num lote reduzido de 19 para 18 jogadores.
0' A estreia de Amessan, jogador que regressou recentemente a Coimbra depois de ter sido emprestado ao Arouca, é a principal nota de destaque dos convocados da Académica, divulgados esta quinta-feira, dia do jogo.
0' Pelo som vindo de lá fora, parece que o autocarro da Benfica acaba de chegar ao estádio, mas tudo está muito calmo. Ouvem-se algumas palmas e os apitos da polícia... nada mais.
0' A Briosa tem 73 presenças nesta competição (participou em todas as edições) e venceu-a em 1939, logo na primeira final, batendo justamente o Benfica (4-3), nas Salésias, e, na época passada (2-1), frente ao Sporting. Foi ainda finalista vencida em 1951, 1967 e 1969.
0' O Benfica é o emblema com maior palmarés na Taça de Portugal, com 24 troféus, seguindo-se o F.C. Porto (16) e o Sporting (15).
0' Quem vencer este jogo segue para as meias-finais, para defrontar o P. Ferreira, que ontem venceu o Gil Vicente, a duas mãos.
0' Já os encarnados deixaram para trás Freamunde (0-4), Moreirense (0-2) e Desp. Aves (6-0).
0' Para chegar a esta fase, os estudantes tiveram de eliminar o Ponte da Barca (1-3), o Penalva do Castelo (1-0, a. p.) e o Tourizense(3-0).
0' A Académica, detentora do título, recebe as águias que não conseguem vencer o troféu desde 2004.
0' O estádio está completamente vazio e ainda meio às escuras. Prevê-se muito pouco público, isto para aquilo que um jogo com o Benfica costuma atrair, mas a crise e a chuva vão afastar muito gente...
0' Primeiras notas para o tempo, bastante húmido, apesar de agora não estar a chover, e para o estado do relvado, que parece estar em condições razoáveis ainda que bastante encharcado.
0' Boa noite. Bem-vindos ao Académica-Benfica, dos quartos-de-final da Taça de Portugal, num jogo para acompanhar, ao vivo, no Maisfutebol. Fique ligado!

textos in maisfutebol
fotos in zerozero

Sem comentários:

Enviar um comentário